Semana Farroupilha

03:54

Olá Gurias!
Como muitas de vocês já sabem,morro aqui no Rio Grande do Sul.
E essa semana  comemoramos a semana Farroupilha.
Como posso explicar para quem não é daqui,e não conhece a nossa cultura Gaúcha.


20 de Setembro é um data histórica para os gaúchos,pois foi nesse dia que foi estabelecidas objetivos para a melhora da economia do estado e também dando inicio a Guerra dos Farrapos ou Farroupilha.

Sobre a Guerra


''Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.

A Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha, é o mais longo conflito armado ocorrido em território brasileiro (teve início em 1835 e terminou em 1845). É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado. A importância do dia 20 de setembro é tão grande que em 1978 foi decretado feriado em todo o Estado pela lei estadual 4.453/78.''
Fonte:http://pessoas.hsw.uol.com.br/farrapos.htm

Mas aqui no Rio Grande do Sul,não é só no dia 20 de setembro que é comemorado,mas sim a semana que antecede a data.
Praticamente todas as cidades gauchas,preparam várias atividades em CTGs (Centro de Tradições Gaúchas),como um bom Churrasco,Gincanas,desfiles temáticos,Missa Criola (nome dado pelos antigos moradores dos pampas),Roda de chimarrão ,palestras... Enfim é o momento do gaúcho lembrar que é gaúcho Tchê!


Para quem tinha alguma dúvida sobre esse feriado,acho que estamos esclarecidas





You Might Also Like

0 comentários

Subscribe